A fim de informar sobre prováveis locais para a implantação de uma pista de skate de padrão olímpico em Contagem, o superintendente de Políticas de Juventude, Gilberto Caetano da Silva Pires, se reuniu com skatistas da cidade e integrantes do Conselho Municipal de Políticas de Juventude.
O encontro ocorreu na sala de multimeios da sede da Prefeitura quando Gilberto expôs sobre o projeto que será apresentado junto ao edital até o dia 19 de novembro para análise pela Secretaria de Estado de Esportes (Seesp).
O projeto tem o valor previsto de R$ 271 mil e contempla as modalidades bowl e street do skate. Os recursos são oriundos do programa Minas Esportiva/Incentivo ao Esporte, por meio de dedução do ICMCS de empresas, cujo edital de participação dos municípios foi lançado pela Seesp.
Também no dia 18 de outubro ocorreu reunião com os conselheiros, quando houve a recomposição da Mesa Diretora do Conselho Municipal de Juventude para o biênio 2018/2020. Por aclamação pelos conselheiros, foi eleito como presidente o superintendente de Políticas para a Juventude, Gilberto Caetano da Silva Pires. Daniel Duarte Raad passa a ocupar a vaga de secretário geral.
Pista será park e street
Para o skatista Marcelo Silva, que criou há um ano o Grupo Coroas Pró Skate Club, a implantação de uma pista olímpica é de suma importância para os praticantes deste esporte na cidade e também na região. “O que desejamos é que o local para a pista seja central, de fácil acesso”, ressalta ele, sugerindo que possa ser construída na praça Paulo Pinheiro Chagas, no Eldorado, ou a Praça do antigo Fórum.
Segundo Marcelo, hoje não há uma pista que possa acolher campeonatos e a que mais se aproxima disto é a da Praça Presidente Tancredo Neve, que é em frente à sede da Prefeitura. “Esta é uma pista clássica dos anos 90 que precisa de adaptação. A sua construção não teve o acompanhamento de skatistas. Precisa de um novo desenho, pois atualmente serve apenas para a modalidade half do esporte. E também, lá não há o coping que é o tubo de ferro para as manobras”, explica Marcelo.
O skate, observou Marcelo, já é considerado um esporte olímpico e estará presente, pela primeira vez, nas Olimpíadas de Tóquio, em 2020. “Uma pista olímpica para Contagem vai incentivar sobremaneira o esporte, além de favorecer o surgimento de atletas que possam participar de olimpíadas pós 2020” destacou ele, ao reforçar que o Brasil é um dos países que mais tem nomes com títulos mundiais no skate.